Hidratação: Antes, Durante ou Depois dos treinos?

Tomar água é de fundamental importância, além de hidratar, ela ajuda no transporte de oxigênio para os músculos, através dos glóbulos vermelhos do sangue, na eliminação do dióxido de carbono pela respiração e na regulação da pressão arterial, para o bom funcionamento do coração e da circulação. Recomenda-se beber de 2 a 3 litros de água por dia.

Durante uma atividade física intensa, como pedalar, nadar ou jogar vôlei, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir e se não houver reposição, haverá desidratação e sua saúde ficará prejudicada. Por isso, se hidratar antes, durante e após os exercícios é saudável e importante, principalmente em dias de sol e muito calor. Recomenda-se ingerir 200 ml de água a cada 2-3 Km ou 15 minutos de exercícios.

A água perdida é eliminada pelo suor. Essa é a forma que o corpo encontra para manter a temperatura a 37°C, evaporando água pela pele. O suor é composto por água (99%) e alguns nutrientes, como sódio e cloro e em quantidades menores, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco.

Segundo os nutricionistas, no caso de exercícios mais intensos, a água pura não é ideal para a reposição rápida e completa, o ideal são as bebidas esportivas, como as isotônicas, já que são preparadas com os ingredientes ideais para a hidratação do organismo de forma eficiente.

Outra dica dos especialistas é o consumo de líquidos frios ou gelados, pois dessa forma o organismo consegue absorver mais rapidamente a água.

Pratique exercícios e nunca deixe de se hidratar, antes, durante e depois de uma atividade física, mas claro sem exageros. Então, aproveite a dika e siga com saúde. É mais qualidade de vida pra você!

Por Patrícia Godo
Bacharel em Educação Física e Saúde – USP
CREF 091853-G/SP

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